terça-feira, 26 de abril de 2011

PROJETO CORAL SOL


Informação Básica

Fundada em
2010
Localização
Sobre
O Projeto Coral-Sol é uma iniciativa do Instituto Biodiversidade Marinha e conta com patrocínio Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Informações gerais
O Projeto Coral-Sol é uma iniciativa socioambiental do Instituto Biodiversidade Marinha e tem patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.
Descrição
O Projeto Coral-Sol atua em pesquisa, monitoramento e remoção do coral-sol no litoral brasileiro. Ele ainda conduz estudo e ações de educação ambiental, principalmente na Ilha Grande onde o projeto mantém um Centro de Visitantes que visa informar e sensibilizar o público geral sobre problemática de bioinvasões marinhas.
Informação Geral
O Instituto Biodiversidade Marinha tem base no Rio de Janeiro (RJ) e administra outros projetos de pesquisa, consultoria e educação ambiental, além do Projeto Coral-Sol.
Missão
Nosso principal objetivo é controlar a população de uma coral exótico invasor que está causando danos aos ecossistemas marinhos do litoral fluminense, ao mesmo tempo gerando renda adicional para a população litorânea da Baía da Ilha Grande.
Produtos
Veja em breve a linha de produtos ecologicamente corretos e saiba como você pode contribuir para a saúde do ambiente marinho do Rio de Janeiro.
E-mail
Telefone
(21)2433-7311 / (21) 2480-2158 / (24) 3361-9152
Website


IMAGENS DO CORAL SOL

Os cientistas haviam dito sobre o animal antes de a exploração submarina começar: "Vamos observar uma espécie invasora, que mata os corais que só vivem na costa do Brasil".  
  

Eles ficam em profundidades que variam de 50 centímetros a 15 metros. Sem luz, os tentáculos dos pólipos (os indivíduos das colônias) ficam mais abertos.



      Aos olhos do mergulhador visitante, a beleza do coral-sol, com seus tentáculos amarelos que parecem    iluminados, some antes mesmo da segunda sugada de ar no regulador.




Atualmente, devido a uma demanda pela utilização como peças decorativas, existe um mercado nacional e internacional de esqueletos dos corais. Esta demanda é suprimida pela coleta e comercialização ilegal de espécies nativas e, muitas vezes, endêmicas, no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário